Direitos de propriedade

Este blog e seu conteúdo são propriedade do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra-Escalada. Os textos, imagens e vídeos estão protegidos por leis de propriedade intelectual (todos os direitos reservados).

Qualquer reprodução, cópia ou hospedagem de conteúdo desta página por qualquer meio ou forma é estritamente proibida, salvo prévia autorização por escrito.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Trilhando os Caminhos da República…





Como forma de assinalar o centenário da República Portuguesa, comemorado em 2010, a nossa escola, por intermédio da Biblioteca Escolar, preparou uma exposição, intitulada Percursos da República, que esteve patente na Biblioteca de 14 de Dezembro de 2010 a 7 de Janeiro do novo ano.
A viagem foi conduzida pela professora bibliotecária, Marilene Duarte, também docente de História do Agrupamento, que convidou os visitantes a trilharem os caminhos da História de Portugal, assinalados por vários destaques:
O Declínio da Monarquia: um flash-back aos tempos que criaram as condições para a queda da Monarquia e a proclamação da República;
A Implantação da República: um realce à constituição republicana e às notáveis reformas que os republicanos então introduziram na sociedade, economia e política portuguesas;
A Presidência da República: os vários rostos dos Presidentes da República Portuguesa, de Manuel de Arriaga a Aníbal Cavaco Silva, muitos deles sob a forma de caricatura, facto que foi permitido apenas em alguns períodos da República;
Memórias do Escudo: uma viagem saudosista para quem ainda se lembrava do pátrio escudo, a moeda em que ficou estampada a nossa verdadeira identidade.
Nesta viagem, também mereceu especial realce a bandeira portuguesa e a sua simbologia. A este propósito, os alunos puderam visualizar ao longo de toda a exposição as várias bandeiras usadas pelos reis portugueses no decurso da nossa História.
 Quem, por alguma razão, deixou que a manta da sua cultura histórica fosse atacada pela traça precisamente neste momento da História de Portugal, poderia aqui recuperar esse retalho…
Foi, por isso e sem dúvida, uma óptima e agradável aula de História para alunos, professores e todos os que ingressaram nesta viagem.
Helena Costa,
professora colaboradora da BE

Sem comentários:

Enviar um comentário