A apresentação de um trabalho é a última etapa e a não menos importante, do processo de elaboração do teu trabalho.
Essa apresentação pode ser feita por escrito, oralmente ou conjugando as duas formas.
1- Apresentação do trabalho por escrito
Depois de seguires as etapas do desdobrável ”Como elaborar um trabalho”, chegas à redacção formal do mesmo.
v A capa pode ter imagens e vários tipos, tamanhos e formatação de letra.
v O índice deve ser feito de forma automática e nunca deves ser tu a colocar esse número (cf. numeração da páginas). Pode aparecer no inicio ou no fim do trabalho.
v O texto do teu trabalho deve sempre estar estruturado com introdução desenvolvimento e conclusão, começando cada um deles numa nova folha.
Cuidados a ter no trabalho em geral:
● A numeração da página só se conta a partir da folha de rosto, mas as páginas só se numeram a partir do índice.
● Os números das páginas colocam-se automaticamente no rodapé da página (inserirènúmero de páginaèfim da página).
● O índice elabora-se automaticamente. Para isso tens de seleccionar cada título e fazer referências èadicionar texto e escolher entre nível um para o titulo principal, nível dois para o subtítulo e assim sucessivamente. Depois já podes criar o teu índice automático, fazendo referências èíndice. Podes actualizar o índice em qualquer altura, no mesmo sítio.
● Na bibliografia deves colocar os autores ordenados pelo apelido.
● As citações colocam-se entre aspas e a itálico.
Cuidados a ter na apresentação gráfica do texto:
● O tamanho do título varia entre 14/16 de acordo com o tamanho do texto.
● O tamanho do texto varia entre 12/14.
● O espaço entre linhas deve ser de 1,5.
● O alinhamento do texto usado é o justificado.
● As páginas devem ser numeradas e o número colocado no rodapé.
● Coloca-se em nota de rodapé a origem das citações.
● Todas as imagens devem ser legendadas e numeradas.
2- Outras formas de apresentação de trabalhos
Apresentação em PowerPoint
Em qualquer trabalho que pretendas apresentar, pode usar o PowerPoint como apoio ou como base. No entanto, a forma de criares o PowerPoint segue sempre as mesmas etapas:
1º Resume a informação que queres transmitir em frases curtas, ou palavras-chave, ou esquemas, para que o diapositivo não seja sobrecarregado com texto;
2º Organiza os teus diapositivos por títulos respeitando a estrutura do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo que:
1- No primeiro diapositivo deves colocar
o título da apresentação, o autor, o nome do professor, data e nome da escola;
2- No segundo diapositivo a estrutura da tua apresentação;
3- No último diapositivo a bibliografia e os sites visitados.
3º Quando formatas os teus diapositivos deves ter em atenção as seguintes dicas:
● Resumir o teu trabalho em frases pequenas ou até palavras (não queres que o teu público adormeça enquanto estás a ler o que tens nos diapositivos, por isso fala para o público e toma como base a palavra ou a pequena frase que tens no diapositivo).
● Usar gráficos ou imagens visíveis e legíveis para depois poderes analisar em frente ao público.
● Quando introduzires as animações, não abuses… O objectivo é o público estar com atenção no trabalho que te levou tanto tempo a preparar.
● Conhecer o espaço onde vai ser projectada a apresentação:
- para poder definir o tamanho da letra.
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