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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como elaborar um trabalho

A elaboração de um trabalho obedece a várias etapas:
1- Definição do tema e dos objectivos a seguir
Normalmente, os professores, quando pedem um trabalho, delimitam já o âmbito do mesmo, o que facilita a vida aos alunos. Mas se isso não acontecer, começa por fazer uma lista, no papel, de  todos os pontos possíveis de serem abordados. Depois, escolhe aqueles que realmente devem ser desenvolvidos. Este é um exercício muito interessante, porque as questões levantadas servirão como um pré-roteiro ao longo do processo de investigação, sendo igualmente um apoio na fase de elaboração do texto final.
2- Recolha de informações
Depois de delimitado o tema, passa-se à recolha de informações em livros e artigos de consulta, contidos em enciclopédias gerais ou especializadas, dicionários, revistas, jornais e também na Internet.
3- Análise dos dados obtidos
Agora que já procedeste à pesquisa, há que partir para a leitura e compreensão do material recolhido e que mais tarde servirá de base para o texto final.

Começa por escolher as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e logo de seguida inicia a sua análise. Para trabalhares com material encontrado na Internet, imprime os textos que parecerem realmente úteis.
Reserva um caderno para escrever todas as tuas observações e resumos. Folhas soltas são mais fáceis para anotar, mas também mais fáceis de perder.  
4- Organização do trabalho
Antes de começares a ler e a analisar os materiais, deves encontrar a melhor maneira de organizar a informação que recolheste. Podes, por exemplo, fazer anotações num caderno, tendo sempre o cuidado de indicar as fontes donde foram retiradas essas informações. Se preferires sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não te esqueças de tirar cópias do material.    
Lê cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faz segunda leitura e vai anotando ou sublinhando todas as informações que considerares relevantes para o teu trabalho.  Se sublinhares um texto, faz breves anotações ao lado (com uma ou duas palavras, no máximo). No final da leitura, isso ajudar-te-á a localizar as ideias que melhor se encaixam no teu trabalho e não corres o risco de te perderes no meio de uma quantidade muito grande de textos sublinhados.
5. Preparação do texto
Agora que já dispões de uma grande quantidade de informações sobre o tema pesquisado, procura traçar o plano do teu texto final. Vais proceder ao desenvolvimento do teu trabalho (tratamento do tema e fundamentação de opiniões).
6- A redacção final
Nesta fase, o desenvolvimento do trabalho, deves procurar escrever, com palavras tuas, o que entendeste dos documentos analisados.
 O teu texto deve interligar todas as anotações feitas anteriormente, mas escritas com palavras tuas e inseridas nos itens que te propões desenvolver. Lembra-te que, para que um trabalho seja bem conseguido, os textos devem ser bem encadeados e os conteúdos relacionados entre si. Quando considerares que determinada informação de um dos documentos que consultaste é muito importante para o teu trabalho deves citá-la, ou seja copiá-la e colocá-la entre aspas (a autoria da frase e o documento de onde foi retirada devem ser mencionados em nota).
 Não percas tempo a escrever coisas que estão para além do que foi proposto - aquilo que chamamos "fugir do tema".
 Depois de tudo escrito, faz uma revisão do texto, verificando se está compreensível e bem encadeado, se  já escreveste tudo o que sabes e que achas importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.
Atenção!
 Se verificares que o trabalho está incompleto, volta às fontes de pesquisa e procura mais material para completá-lo. Se estiveres satisfeito, não consideres o trabalho encerrado antes de uma última leitura. Só assim poderás identificar as frases mal estruturadas que precisam de ser reescritas e substituir, por exemplo,   palavras que se repetem muitas vezes  ou que estejam incorrectas.
     Quando já estiveres satisfeito com o resultado final, preocupa-te, agora, com a apresentação. Dá um título bem expressivo ao trabalho e elabora a capa. Nesta deve constar o nome da escola, o título do trabalho, a disciplina no âmbito da qual foi feito, o nome do autor, número, ano, turma e data da realização. Seguidamente constrói o índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas), a introdução (indicação do tema do trabalho, o enquadramento do tema na disciplina, objectivos a atingir e uma breve apresentação dos tópicos a abordar), a conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho e apreciação crítica do autor, quando necessária) e organiza a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados de todo o material que utilizaste para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sítios consultados na Internet. Caso existam anexos (fotografias, gráficos e outros documentos), os mesmos devem ser legendados, organizados numérica ou alfabeticamente e aparecerem antes da bibliografia.

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